Segunda, 02 Novembro 2015 10:53    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Odemira valoriza apanha do percebe
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - segunda, 02/11/2015

Odemira valoriza apanha do percebe

Pode estar para nascer em breve uma nova associação que venha a representar os mariscadores do concelho de Odemira e de todo o Sudoeste Alentejano. 
O projecto está ainda a ser idealizado pela Câmara de Odemira, Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, Universidade de Évora e associações de pescadores locais, entre outras entidades, e o grande objectivo passa por garantir um aproveitamento mais sustentável e rentável dos recursos piscatórios da região, além da valorização de actividades como a apanha do percebe.
"Temos vindo a trabalhar em conjunto com os mariscadores para a formação de uma associação que os represente e que, aproveitando os recursos do próximo quadro comunitário, possa organizar um novo modelo de gestão desses recursos, que para nós são essenciais", explica ao "SW" o presidente da Câmara de Odemira.
De acordo com José Alberto Guerreiro, "o produto é escasso" e os parceiros do projecto estão a tentar "aprender novos modelos para que num futuro muito próximo seja possível ter uma exploração mais controlada" dos mesmos.
Foi nesse sentido que o autarca e representantes das outras entidades envolvidas no projecto estiveram no início desta semana nas localidades de Cangas e Bayona (Galiza ? Espanha), onde contactaram de perto com experiências semelhantes à que querem implementar no Alentejo Litoral. 
"Todo este modelo tem já experiências muito avançadas no norte de Espanha e foi por isso que desenvolvemos esta missão", justifica.
Depois desta visita de trabalho, a ideia é avançar no terreno em 2016, através de um programa que tire partido dos fundos comunitários do Portugal 2020. 
"O objectivo é aproveitar os recursos disponibilizados pelo novo quadro de apoio comunitário para financiar actividades, iniciativas e infra-estruturas que possam vir a valorizar toda esta actividade", conta José Alberto Guerreiro.
Na prática, continua o autarca, a ideia passa por "criar uma parceria com vista a uma maior harmonização e monitorização dos recursos existentes". 
"Também queremos criar condições para que os mariscadores profissionais desenvolvam a sua actividade com maior rendimento, valorizando o produto. E gostaríamos inclusivamente de chegar ao ponto de certificar esta actividade", acrescenta o edil de Odemira, não escondendo a ambição do projecto ir além da apanha do percebe.
"Há outros recursos que ainda não estão explorados do ponto de vista económico ? como é o caso do ouriço-do-mar ?, que tem também boas condições para podermos vir a explorar do ponto de vista económico", conclui.

jornalsudoeste



Tags: que  odemira  para  recursos  percebe  uma  apanha  com  projecto  dos  esta  ponto  vista  valoriza  actividade  por  associação  mariscadores  como  também  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.