Terça, 01 Dezembro 2015 11:26    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Criminalidade diminui no concelho de Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

00h00 - sexta, 27/11/2015

Criminalidade diminui no concelho de Odemira

O comandante do Destacamento de Odemira da GNR, capitão Falcão de Carvalho, garante em entrevista ao "SW" que o concelho tem bons índices de segurança.
"O índice de criminalidade tem vindo a diminuir", assume o militar de 34 anos, que comanda o Destacamento de Odemira da Guarda Nacional Republicana desde o passado mês de Agosto.

Quais são as maiores preocupações da GNR no concelho de Odemira?
O que procuro é criar na população um sentimento de segurança. Por exemplo, quero que a população veja a GNR na estrada, numa operação ou seja no que for, e não fique preocupada por não levar o cinto ou algo do género. Quero é que a população se sinta segura por saber que estamos cá.

Odemira é o maior concelho do país e tem muito turismo, com a sua população a aumentar exponencialmente no Verão. Isso é uma "dor de cabeça" para GNR no plano operacional?
É, é? O nosso efectivo é reforçado nessa altura, mas nunca é suficiente. Andam por cá muitos estrangeiros, portugueses também, e há muito mais confusão. Temos de gerir tudo isto, mas gere-se bem!

O seu antecessor garantia que Odemira é um concelho seguro. Partilha a mesma opinião?
Sim, posso assegurar que sim. E o índice de criminalidade tem vindo a diminuir.

Qual é o tipo de crime mais frequente?
Furtos em residências.

O tráfico de droga no concelho tem aumentado?
Do meu conhecimento não há nada de preocupante. Sei que há uns anos esta zona era quase ponto de entrada, mas agora a situação está controlada.

No plano da sinistralidade, quais os "pontos negros" do concelho de Odemira?
Poderá haver um ou outro? Mas desde que assumi funções não tenho visto nada nesse sentido.

Qual o efectivo actual do Destacamento de Odemira?
Neste momento contamos com 79 militares.

Gostava de ver este efectivo reforçado?
Sim, sem dúvida? Apesar de ser um destacamento que mexe muito no Verão e que depois nesta época mexe um pouco menos, é nestas alturas que trabalhamos os programas especiais mais específicos. Não tanto o policiamento normal, como as operações, mas mais o policiamento de proximidade e acções como o "Comércio Seguro", o "Idoso em Segurança", mesmo nas escolas. É o efectivo que temos, damos cumprimento. Mas com um efectivo maior poderíamos fazer mais.

A vila de Odemira precisa de um novo posto da GNR, já que actualmente são utilizadas instalações da PT. Qual é o ponto da situação?
A necessidade está identificada, mas continua tudo na mesma, pois infelizmente a instituição não tem meios para investir. Mas aqui o próprio posto em Vila Nova de Milfontes precisava de ser alargado. Por exemplo, falta um gabinete de apoio à vítima. Se precisar de ouvir alguém numa situação mais melindrosa tenho de pedir ao meu adjunto para sair. Falta espaço aqui em Milfontes e nos outros sítios. Dentro do edifício vamos crescendo, mas o edifício é sempre o mesmo. E depois há que ir fazendo ajustes, andamos sempre em mudanças para rentabilizar o espaço.

jornalsudoeste




Tags: que  odemira  mas  concelho  tem  não  gnr  mais  efectivo  por  destacamento  segurança  para  população    criminalidade  muito  com  situação  sim  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.