Segunda, 14 Dezembro 2015 13:17    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O novo litoral do concelho de Odemira
Avaliação: / 0
FracoBom 

10h16 - quinta, 10/12/2015

O novo litoral do concelho de Odemira


Carlos Pinto
Quem costuma andar, seja em trabalho ou em lazer, pelo litoral do concelho de Odemira há muito que se apercebeu das diversas obras em execução ao longo dos quilómetros que separam a praia do Malhão, a norte de Vila Nova de Milfontes, do portinho de pesca da Azenha do Mar, abaixo da Zambujeira do Mar. São mais de uma dezena de acções ? avaliadas em cerca de 10 milhões de euros e dinamizadas no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste ? que têm por objectivo (re)qualificar e valorizar uma zona com um enorme potencial ambiental e turístico. E com os trabalhos quase a chegarem ao final [ver reportagem nas páginas 5, 6 e 7], resta pouco mais que elogiar tudo o que foi feito até ao momento.
Com o Polis, o concelho de Odemira ganhou uma "nova" faixa costeira. Mais qualificada, com novos equipamentos e outros meios para corresponder às necessidades deste território. Uma nova paisagem que traz consigo outras oportunidades para a economia local, seja através do turismo ligado aos valores naturais seja pela dinamização de actividades que tirem partido dos produtos do mar.
Mas chegados a este ponto, há muito ainda por fazer. A começar por esperar que o novo governo possa corresponder aos anseios de municípios e outros parceiros e prorrogue o Polis Litoral Sudoeste por mais um ano, no sentido de ser possível cumprir com todas a acções previstas no plano estratégico, nomeadamente a construção de uma ciclovia e uma ecovia que atravesse a região.
Depois, é necessário que as entidades gestoras do novo pacote de fundos comunitários em Portugal permitam que nos vários eixos do Alentejo 2020/Portugal 2020 haja a possibilidade de candidatar mais projectos/acções deste género, permitindo dar continuidade a este inestimável trabalho de requalificação, valorização e salvaguarda de um património que é único em todo o mundo. 

Parabéns, campeão!
Salvo raras excepções, raramente Portugal celebra títulos mundiais no plano desportivo. E quando tal acontece, ainda é mais raro tal ser alcançado por atletas que se encontram longe dos grandes centros urbanos. Ora na passada semana, na Dinamrca, o jovem sineense Ruben Tavares sagrou-se campeão mundial de trampolim sincronizado. Um feito que deve ser destacado a todos os níveis e que demonstra que nem só nas grandes cidades se "fazem" campeões. Parabéns!

jornalsudoeste



Tags: que  mais  uma  litoral  novo  com  concelho  odemira  por  dos  mar  seja  nova  acções  portugal  ser  polis  sudoeste  deste  campeão  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.