Sexta, 15 Janeiro 2016 16:39    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Projeto odemirense “Cabaz do Mar” vence prémio dos Green Project Awards
Avaliação: / 0
FracoBom 

Projeto odemirense “Cabaz do Mar” vence prémio dos Green Project Awards

POR  • 14 DE JANEIRO DE 2016 - 14:30

Vista de um portinho de pesca, com os pescadores a levar o peixe para a lota

O projeto do litoral de Odemira para a valorização dos Produtos da Pesca Locais “Cabaz do Mar” foi o vencedor nos Green Project Awards, na categoria de Consumo Sustentável. Este projeto, pioneiro em Portugal, tem como objetivo levar o pescado da costa odemirense diretamente ao consumidor.

O Green Project Awards Portugal é promovido em parceria pela GCI, Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e tem por objetivo o reconhecimento de boas práticas em projetos, que promovam o desenvolvimento sustentável. Os prémios foram entregues no dia 7 de janeiro de 2016.

O “Cabaz do Mar” é da responsabilidade da Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, na freguesia de S. Teotónio e, segundo a Câmara de Odemira, «o projeto surgiu da necessidade de valorizar e escoar o pescado de baixo valor comercial na região de Odemira, num conceito que se baseia no agrupamento da oferta através da associação de pescadores, num compromisso mútuo entre os produtores que se envolvem diretamente como agentes no mercado, reduzindo os intermediários e garantindo um fornecimento regular de 3kg de espécies capturadas por artes de pesca sustentáveis».

O consumidor «tem a oportunidade de definir a regularidade com que quer receber o pescado de uma lista de 34 espécies, indicando apenas três que não quer consumir. A maior parte dos 122 clientes está fidelizada e é regular, encomendando mais do que uma vez por mês», acrescenta o Município.

Na implementação do projeto, a Associação conta com o apoio do Município de Odemira, TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e da Docapesca Portos e Lotas, S.A.



Tags: mar  projeto  odemira  que  cabaz  green  dos  project  awards  pesca  associação  por  odemirense  tem  prémio  pescado  desenvolvimento  vence  pescadores  com  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.