Quinta, 28 Janeiro 2016 10:29    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jovem menor de Colos
Avaliação: / 0
FracoBom 

Jovem menor de Colos

Eleita conselheira municipal com zero votos

2016-01-08
Apenas três por cento dos jovens do concelho se interessaram por eleger os seus representantes no órgão consultivo da câmara que debate as políticas de juventude

A eleição promovida pela Câmara de Odemira, dia 21 de Dezembro, para escolher os representantes dos jovens no Conselho Municipal da Juventude ficou marcada pela falta de participação cívica da juventude do concelho. No Interior Norte (Colos, Vale Santiago, Relíquias e São Martinho das Amoreiras) só havia uma candidata, Eva Oeverhaus, de 16 anos. É de Colos e apesar de não ter tido qualquer voto foi eleita, porque, de acordo com o município, todas as regiões têm de ter um representante neste conselho. No Litoral Norte (Vila Nova de Milfontes e Longueira/Almograve), a única candidata, Joana Costa, 30 anos, de Vila Nova de Milfontes, ganhou assento com 2 votos.

No Interior Sul (Sabóia, Santa Clara-a-Velha e Luzianes-Gare) a luta foi renhida com o resultado nas urnas a assemelhar-se a um resultado de uma partida de futebol. Pedro Silva, de Santa Clara-a-Velha, venceu por 2 votos a 1 o seu adversário Márcio Coelho, um jovem de 30 anos de Sabóia. Pedro Silva tem 23 anos e é licenciado em Arqueologia. O agora conselheiro quer potenciar as convergências e solidariedade entre as gentes de Santa Clara-a-Velha, Sabóia e Luzianes. “Motiva-me a oportunidade de poder fazer valer essa união e, construindo na base de uma democracia activa, dar azo às ideias de todos os jovens utilizando a sua voz”, elucida.

As restantes regiões tiveram um pouco mais de animação nesta corrida eleitoral. Na região do Litoral Sul (S. Teotónio) o representante eleito é Fábio Guerreiro. Com 22 votos ganhou lugar no conselho municipal vencendo Ana Catarino, que obteve 2 votos, e Beatriz Fino que não obteve qualquer voto. Fábio Guerreiro tem 22 anos e acredita que “os jovens têm um papel decisivo no futuro da região”. “Para mim São Teotónio somos realmente todos, do Cavaleiro a S.Miguel, da Relva Grande aos Camachos”, defende.

Luís Candeias, 18 anos, não teve dificuldade em vencer o seu concorrente Miguel Monteiro, de 23 anos, na região Centro (São Salvador e Santa Maria, S. Luís e Boavista dos Pinheiros). O primeiro, de São Luís, obteve 11 votos, enquanto o mais velho, que é de Odemira, conquistou apenas 2 votos. A motivação da candidatura de Candeias é simples: “apelar aos jovens do nosso concelho, que não se isolem, num quarto entre quarto paredes, à frente de um computador, ou não vão por ‘caminhos’ menos saudáveis.” O recém-eleito apela a uma alternativa, o desporto, aproveitando a beleza natural do concelho. “Se escolherem desporto ao ar livre, aproveitem o ar do campo, as lindas paisagens, o ar puro; se optarem por desporto de mar ou rio, há o cheiro a maresia, o cheiro a mar e a beleza das margens de um rio”, explica.

De acordo com a Pordata que recorrem aos números do Instituto Nacional de Estatística, estima-se que existam 5.268 jovens entre os 15 e os 34 anos a residir em Odemira. Para esta eleição podiam recensear-se todos os jovens entre os 16 e os 35 anos, mas apenas 155 o fizeram. Isto quer dizer que só 3 por cento dos jovens residentes em Odemira, grosso modo, mostraram interesse nesta votação. Mais: destes 155 apenas 42 foram às urnas.

Quando olhamos os números de mais perto vemos que nalgumas regiões do concelho a participação foi nula. Em Luzianes-Gare ninguém se recenseou para votar. Em Longueira/Almograve, Boavista dos Pinheiros, Relíquias, São Martinho das Amoreiras, Colos e Vale Santiago, nenhum dos inscritos nos cadernos eleitorais foi às urnas. Santa Clara-a-Velha e Salvador/Santa Maria abriram para receber um eleitor cada. E Sabóia e Vila Nova de Milfontes para receber dois eleitores cada. A maior movimentação ocorreu em São Teotónio que recebeu 19 eleitores, seguida de São Luís, com 10 e da Casa da Juventude com sete.

O Conselho Municipal da Juventude de Odemira é o órgão consultivo da câmara municipal para as questões relacionadas com a política da Juventude. De acordo com a nota de imprensa assinada pelo vereador socialista Ricardo Cardoso, este órgão “visa proporcionar aos jovens munícipes um espaço aberto de debate, construção de propostas de políticas públicas de juventude, partilha de oportunidades, opiniões e de incentivo ao seu direito à participação e cidadania”. A tomada de posse dos novos conselheiros está prevista para este mês.

Por Ricardo Vilhena

(o autor optou por não usar o AO)

mercurioonline



Tags: que  com  jovens  anos  para  votos  por  dos  são  juventude  não  santa  municipal  colos  concelho  odemira  velha  conselho  foi  sabóia  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.