Segunda, 08 Fevereiro 2016 13:04    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Frutos vermelhos: gigante mundial investe até €3 milhões na expansão da produção em Portugal
Avaliação: / 0
FracoBom 

Frutos vermelhos: gigante mundial investe até €3 milhões na expansão da produção em Portugal

A americana Driscoll's, líder mundial da produção de frutos vermelhos, anunciou um investimento de até 3 milhões de euros no aumento da área de produção em Portugal, e admite vir a liderar os mercados da Europa, Médio Oriente e África.

frutos vermelhos

A empresa, que está há sete anos em Portugal, onde detém uma participação na Lusomorango, tem «perspetivas de aumento da área de produção na ordem dos 50 a 60 hectares para os próximos anos», afirmou aos jornalistas Arnoldo Heeren, diretor da empresa em Portugal, durante a maior feira de frutas e legumes, que terminou a 5 de fevereiro em Berlim, Alemanha.

O investimento estimado, que segundo a empresa pode situar-se entre 1,5 e 3 milhões de euros, vai permitir duplicar a área de cultivo dos mirtilos, tornando Portugal no maior produtor para os mercados da Europa, Médio Oriente e África.

Nas framboesas, Portugal é já hoje o maior produtor da Europa.

Através da Lusomorango, em Odemira, a gigante americana tem em Portugal 400 hectares de produção, repartidos por várias quintas de 44 produtores, sobretudo no Alentejo, zona centro e Algarve.

Nos últimos dez anos, investiu cerca de 17 milhões de euros no país.

«A Driscool's, que é uma empresa da Califórnia que vai na quinta geração de gestão familiar, sempre procurou o clima ideal para produzir fora da Europa e sempre foi esta busca do clima ideal que norteou as expansões. No final dos anos 90, encontrou na Zambujeira do Mar e na costa alentejana o clima mais parecido do mundo com o da Califórnia, o clima ideal para produzir frutos vermelhos», explicou Nuno Simões, diretor da empresa para a Península Ibérica e Marrocos.

A primeira produção de frutos vermelhos em Portugal aconteceu em 2007, ano em que faturou dois a três milhões de euros, e passados sete anos, em 2014, atingiu os 35 milhões, contribuindo para a criação de 4500 postos de trabalho.

«Estamos num mercado que tem tido um potencial de crescimento muito grande, porque os frutos vermelhos estão na moda e têm benefícios elevados para a saúde. Costumamos dizer que somos a guloseima saudável e as pessoas estão a aceitar muito bem», justificou.

A Driscool's é o maior produtor mundial de morangos, framboesas, amoras e mirtilos, com um volume de negócios de três mil milhões de euros.

Fonte: Lusa 



Tags: portugal  que  milhões  frutos  produção  para  vermelhos  euros  mundial  empresa  anos  até  gigante  clima  maior  europa  dos  produtor  tem  expansão  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.