Segunda, 15 Fevereiro 2016 12:47    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
EPO participa em Projeto da Assembleia da República
Avaliação: / 2
FracoBom 

EPO participa em Projeto da Assembleia da República

Parlamento dos Jovens

2016-02-12
Projeto marcante para a educação de uma cidadania ativa

Quatro alunos da Escola Profissional de Odemira: Raquel Campos; Diogo Mira; Diogo Anico e João Batista foram eleitos como Deputados à sessão distrital que se realizará em Beja.

Marcando uma posição muito concreta na formação integral dos seus alunos, a Escola Profissional de Odemira desenvolve um programa promovido pela Assembleia da República dirigido aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Com início em outubro de cada ano letivo, o Parlamento dos Jovens é desenvolvido pelos alunos na EPO sob a orientação de um professor coordenador. Ao longo do projeto são promovidos debates, eleições para Deputados, uma sessão escolar, uma distrital e, por fim, uma sessão nacional, percorrendo todos os passos reais de um processo de eleição e debate democrático. 

Este ano letivo, sob o tema Portugal – Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções? e, após a apresentação de três listas de candidatos a deputados com as respetivas medidas, realizaram-se no dia 7 de janeiro as eleições para os Deputados à sessão escolar. Nesta sessão foram eleitos os quatro representantes da EPO e foi também eleita uma candidata a Presidente da mesa da sessão distrital, a aluna Alexandra Quintas. A convite da escola, no dia 25 de janeiro, o Deputado da Assembleia da República Pedro do Carmo, eleito pelo círculo eleitoral de Beja, deslocou-se a Odemira onde participou em mais um debate sobre o tema.

Este projeto é de extrema importância para a formação dos jovens alunos pois tem como grandes objetivos: A educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; Dar a conhecer o significado e as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento; Promover o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. Em suma, tornar os alunos futuros Homens e Mulheres mais informados, participativos e conscientes da sua plena cidadania. 

por Artur Matos Efigénio



 

Artigos relacionados

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.