Segunda, 15 Fevereiro 2016 13:09    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Acesso à Praia das Furnas
Avaliação: / 0
FracoBom 

POLIS

Acesso à Praia das Furnas

Aguarda-se saber qual a entidade que fica a cargo da manutenção das obras daquele programa

2016-02-12
Em Odemira a primeira obra do projeto de requalificação e valorização da Orla Costeira do Litoral Sudoeste foi oficialmente inaugurada

Dia 20 de janeiro passado, João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente) cumpriu as honras com pompa e circunstância, acompanhado por Célia Ramos (Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza), André Matoso (Presidente do Conselho da Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste) e José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira e Vice Presidente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste).

Nos seus discursos e respostas aos jornalistas, o Ministro do Ambiente, assume o seu empenho na conclusão das obras em curso com o prolongamento da vida da Sociedade Polis Litoral Sudoeste até ao final do ano de 2016. Promete ainda, aproveitando o novo ciclo de fundos comunitários, alguns milhões de investimento para a manutenção da linha de costa.

João Pedro Matos Fernandes garante também que a empreitada do desassoreamento do Rio Mira e o carregamento artificial de areias na praia da Franquia, bem como a de proteção da arriba da praia da Zambujeira, serão realizadas até ao final do ano. Já o Presidente da Câmara de Odemira, relativamente a estes assuntos, em declaração ao MERCÚRIO, lembra que essas obras são da competência do ministério do ambiente e, à cautela, prefere fazer a sua previsão até meados de 2017.

José Alberto Guerreiro informou que, por falta de garantia de financiamento, ficam por realizar, no contexto da Sociedade Polis, a Ecovia e a Ciclovia previstas.

Quanto à intervenção junto à praia do Malhão o Presidente da Câmara de Odemira reconhece que a circulação do parque de estacionamento não está funcional e que estava prevista outra solução de acabamento relativamente ao tipo de pavimento que “devido às opções tomadas pelo projetista percebe-se que não resulta e que é preciso reforçá-lo porque os rodados danificam os alvéolos que seguram a pedra”. “É ainda preciso dar-lhe outra coloração porque de facto em termos ambientais a solução também não está inteiramente integrada e em termos paisagísticos a própria sinalização não resulta bem no terreno”, conclui.

Também o estacionamento da zona da praia dos Alteirinhos “empoeira toda a zona envolvente e por isso ainda não foi dada por concluída a intervenção por ser necessário melhorar o seu acabamento”, diz José Alberto.

O MERCÚRIO não conseguiu obter uma resposta concreta acerca de qual a entidade que irá suportar os custos de manutenção de toda esta obra. Ambos, Ministro e Presidente da Câmara, dizem não ter sido ainda encontrada a solução mas que esta deverá passar por uma partilha de responsabilidades entre as várias entidades no terreno. Mas o Sr. Ministro foi mais longe dizendo que “pela proximidade” o município estará mais apto a controlar o processo.  

por Pedro Pinto Leite




Tags: que  por  não  praia  presidente  polis  das  odemira  câmara  litoral  sudoeste  ainda  sociedade  obras  ministro  manutenção  qual  alberto  josé  foi  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.