Segunda, 15 Fevereiro 2016 13:18    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Associação em Odemira para valorizar medronho
Avaliação: / 1
FracoBom 

00h00 - sexta-feira, 12/02/2016

Associação em Odemira 
para valorizar medronho

A união faz a força – a expressão é antiga e serve de mote à Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, criada em Setembro de 2015 dm Odemira com o objectivo de promover e valorizar os produtores de aguardente e outros derivados do medronho. 
A nova associação está ainda a dar os primeiros passos, mas o seu presidente afiança que a sua existência era uma necessidade há muito sentida por todos os que estão ligados ao sector.
“Esta associação já devia ter surgido há mais tempo e tem como principal objectivo a promoção do medronho, assim como dos saberes e tradições que lhe estão associados”, diz ao “SW” António Ramos, 48 anos. 
“Ainda temos muito que fazer, mas todos juntos – através desta associação – será mais fácil”, acrescenta o dirigente, que apesar de não ser produtor conhece bem a actividade desde o tempo em que o avô tinha uma destilaria na aldeia de São Miguel (freguesia de São Teotónio).
Os responsáveis pela Arbutus estão ainda a delinear o caminho a trilhar pela nova associação, mas há desde já dois objectivos bem definidos. 
“Queremos ter mais sócios e mais destilarias no concelho”, assume com ambição António Ramos, para quem “há muita qualidade que não está a ser aproveitada”. 
“Temos de plantar mais medronheiros e aproveitar aqueles que já estão no terreno. É altura de termos mais medronho no concelho e apostar na qualidade. Porque a qualidade é uma garantia de escoamento do produto. E se isto for rentável – e vai ser de certeza – os agricultores irão também apostar no medronho”, defende.
Nos planos da associação está também a presença em eventos como a FACECO (que se realiza em Julho em São Teotónio) e o estabelecimento de protocolos com instituições de ensino superior para estudos associados ao medronho. 
Isto além da contratação de um técnico que apoie os associados e produtores no dia-a-dia e possa realizar algum trabalho de investigação na área. 
“No fundo, queremos mostrar que em Odemira vale a pena apostar nesta cultura e que aqui há muito e bom medronho”, sintetiza António Ramos, voltando a apelar à união dos produtores. 
“A união faz a força e se estivermos todos juntos será tudo mais fácil. Porque quantos mais formos, mais força teremos para promover este magnífico produto”, conclui.

jornalsudoeste



Tags: que  medronho  mais  associação  para    odemira  valorizar  estão  mas  ainda  está  ramos  ser  associados  todos  muito  uma  como    
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.