Segunda, 29 Fevereiro 2016 17:18    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Crise também chegou ao mercado de Milfontes
Avaliação: / 1
FracoBom 

00h00 - sexta-feira, 26/02/2016

Crise também chegou ao mercado de Milfontes

Maria Felisberta tem 44 anos e há mais de três décadas que vende fruta. Começou a trabalhar com a mãe e desde há 23 anos que está por conta própria no Mercado da Freguesia de Vila Nova de Milfontes. 
Assume que já teve “uma vida boa”, mas hoje os ventos não correm de feição para o negócio. Os clientes são cada vez menos e os que aparecem também são mais “poupados” na hora de fazer o avio.
“Não consigo pagar as minhas contas, nem orientar a minha vida”, admite ao “SW” esta comerciante de frutas e hortaliças, enquanto acaba de vender um molho de grelos. “É tudo, meu amor?”, questiona a uma das suas clientes “fiéis” que vive em Vila Nova de Milfontes. Porque, diz, a maioria das pessoas que vão à sua banca estão de passagem pela terra. “Quem vem mais são os de fora, que os da terra esqueça! Seja Inverno, seja Verão… E não é porque a gente venda mais caro. Mas há muita concorrência”, diz.
Tal como Maria Felisberta, a maioria dos comerciantes que tem banca no mercado de Vila Nova de Milfontes também se queixa do problema da falta de freguesia. E se no Verão o movimento dos turistas ainda vai dando para pagar as contas, no Inverno tudo se torna muito mais complicado. Há menos gente a circular pela localidade e a concorrência das grandes superfícies faz o resto.
“A partir da Páscoa em diante começa a notar-se que o mercado fica melhor. Mas no Inverno isto é muito fraquinho”, afirma Gil Castanho, de 64 anos, que ocupa o lugar da mulher (ausente por questões de saúde) na banca de hortaliças e legumes. “O negócio, para pessoas da minha idade, vai bom! Já tenho os filhos criados, é só para nos irmos mantendo. Agora se tivesse família para sustentar daqui seria muito difícil… Há muitos supermercados e muita concorrência”, acrescenta.
“O negócio vai mal, muito mal! As pessoas não têm dinheiro e não comem peixe. Já estou aqui há quase 40 anos e de dia para dia nota-se a diferença… para pior”, sublinha por seu lado Maria Antónia Jacinto, de 64 anos. Atrás da banca do “Rei do Peixe”, gerida pelo filho, esta comerciante afirma que já nem no Verão o negócio corre tão bem. “Mexe um bocadinho mais, mas pouco. Porque nem todas as pessoas podem comprar peixe a 17 ou 18 euros o quilo”, justifica.
A “excepção à regra” surge na banca ao lado. Caetana Santos e a empregada não têm mãos a medir para os clientes do peixe acabado de chegar da lota. “O negócio vai bem, graças a Deus. O ano é todo igual, excepto na altura da sardinha. Nessa altura temos mais freguesia, sobretudo em Agosto”, garante a comerciante de 53 anos, reconhecendo que a maior parte dos seus clientes estão de passagem por Vila Nova de Milfontes. “São turistas sobretudo. E no Inverno há muita gente que tem casa em Milfontes ou que está nos parques de campismo e vêm cá”, conclui.

jornalsudoeste




Tags: que  milfontes  para  mais    não  anos  mercado  negócio  também  banca  clientes    vila  inverno  mas  pessoas  são  nova  muito  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.