Terça, 29 Março 2016 11:53    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Odemira cria marca para valorizar medronho do sudoeste de Portugal
Avaliação: / 0
FracoBom 

Image result for Odemira cria marca para valorizar medronho do sudoeste de Portuga

Odemira cria marca para valorizar medronho do sudoeste de Portugal
A Câmara de Odemira, no Alentejo, criou uma marca para valorizar o medronho produzido no sudoeste de Portugal e aumentar a penetração do produto no mercado e a margem de comercialização de produtores e comerciantes. 

A marca "Medronho SW", que pode ser usada pelos produtores interessados e tem o "slogan" "Medronho que é medronho é do SW!", visa valorizar o produto e "todas as suas potencialidades", explica a Câmara de Odemira, no distrito de Beja, num comunicado enviado hoje à agência Lusa. 

Por outro lado, refere, o "slogan" pretende "afirmar a marca, aumentado a penetração no mercado e elevando, consequentemente, a margem de comercialização de produtores e comerciantes". 

Segundo a autarquia, a génese de criação da marca "entronca na estratégia de consolidação" do medronho como um produto do sudoeste de Portugal, que "extravasa" as fronteiras do concelho de Odemira e pretende "atrair a produção de qualidade" de outros concelhos, como os de Almodôvar, Ourique e Portel, no Alentejo, e Aljezur e Monchique, no Algarve. 

A ideia "passa por não limitar" a marca "a um só território" e "Medronho SW" não deve ser encarada como uma marca do concelho de Odemira, mas "de um território com grande tradição na produção de medronho, como é todo o sudoeste de Portugal", sublinha o município. 

De acordo com o vereador da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, "a marca é suficientemente ampla e, ao mesmo tempo, confinada, para que possa ser absorvida por um conjunto de produtores interessados, que se identifiquem com o projeto e queiram acrescentar valor ao trabalho que está a ser criado, desenvolvido e promovido". 

O medronho e a aguardente à base do produto têm "grande produção e qualidade" em Odemira e são considerados "produtos estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do interior do concelho" e "daí a vontade municipal em criar um programa de valorização" para o medronho, explica a autarquia. 

Segundo o município, o "expoente máximo" do medronho é a aguardente, mas as potencialidades do fruto "vão mais além", já que também é usado para produção de outros produtos, como geleia, licor, melosa e bombons, "entre outras formas mais inovadoras de utilização atualmente em desenvolvimento".

.diariOnline RS com Lusa
16:16 segunda-feira, 28 março 2016




 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.