Sexta, 29 Julho 2016 10:37    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Odemira exige ter estradas nacionais reparadas
Avaliação: / 1
FracoBom 

00h00 - sexta, 29/07/2016

Odemira exige ter estradas nacionais reparadas

Reparem-se as estradas e já ? Foi esta a exigência apresentada pelo presidente da Câmara de Odemira ao ministro-adjunto Eduardo Cabrita, que esteve em São Teotónio na passada sexta-feira, 22 de Julho. 
O governante deslocou-se à região para debater as questões da imigração e inaugurar a 26ª FACECO, ocasião que José Alberto Guerreiro aproveitou para reivindicar, mais uma vez, uma intervenção urgente na rede rodoviária nacional que serve o concelho, colocando mesmo sobre a mesa a possibilidade de a autarquia poder vir a estabelecer com o Governo um protocolo de repartição de responsabilidades.
"Estamos disponíveis para se estabelecer um protocolo de repartição de responsabilidades, obviamente compensadas com outras iniciativas a nível dos fundos comunitários em outras áreas. E o ministro confessou-me que essa pode ser uma posição decisiva para que possamos vir aqui a ter o investimento", adianta ao "SW" José Alberto Guerreiro. 
"Senti da parte do ministro que o assunto vai ser devidamente atendido. E ficou a promessa de encontrarmos um caminho e, se necessário, em parceria, dispondo a autarquia de alguns recursos para que isto se resolva", acrescenta.
De acordo com o autarca, em causa está a requalificação da Estrada Nacional (EN) 266 na zona de Luzianes-Gare, da EN 120 no troço Odemira-São Luís e Odemira-São Teotónio, e da EN 389 na zona de Colos.
"Ninguém está a falar de novas vias, pois sabemos que o momento não é o ideal. Mas tem ser alvo de uma atenção no Orçamento do Estado de 2017 a melhoria da rede rodoviária nacional no concelho", sublinha o autarca do PS, lembrando que Odemira "é, desde há alguns anos, o município que tem maiores condicionantes nas acessibilidades, quer internas quer no acesso às grandes vias do país".
"Por isso, esta intervenção é urgente e esta é uma luta que não vou deixar cair. E é daquelas obrigações que o Estado tem há muitos anos! Por isso, independentemente do momento que o país passa, não venham dizer que não é possível arranjar meia dúzia de milhões de euros para resolver esta questão", reforça José Alberto Guerreiro.

Mais problemas
Além dos problemas nas estradas nacionais que atravessam o concelho, o presidente da Câmara de Odemira manifestou ainda outras preocupações ao ministro-adjunto Eduardo Cabrita, seja em matéria de Saúde ou de Educação.
"Conversámos muito sobre a carência de médicos que continuamos a ter no concelho e na necessidade que continuamos a ter de requalificar alguns desses espaços de saúde. E também sobre a intervenção muito necessária na Escola Secundária de Odemira, que continua adiada e dependente de financiamento comunitário", adianta o autarca.

jornalsudoeste




Tags: que  odemira  para  ter  ministro  estradas  uma  esta  não  são  concelho  guerreiro  alberto  josé  autarca  tem  alguns  ser  nacional  sobre  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.