Sexta, 16 Setembro 2016 14:38    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Desassoreamento do rio Mira avança este ano
Avaliação: / 0
FracoBom 

Desassoreamento do rio Mira avança este ano

Um dos objetivos é minimizar a erosão da praia da Franquia, que está a desaparecer

O desassoreamento do rio Mira, em Odemira, vai avançar este ano para retirar 130 mil toneladas de areia da foz, com vista à melhoria das condições de navegabilidade e minimização da erosão da praia da Franquia.

"É preciso o visto do Tribunal de Contas, mas temos a certeza que a intervenção começará este ano e durará cinco meses, para terminar antes do início da época balnear" de 2017, disse hoje à agência Lusa André Matoso, presidente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, que promove a obra.

O projeto de "Transposição de Sedimentos da Foz do Rio Mira para Reforço do Cordão Dunar" prevê a remoção de areia do fundo da foz do rio Mira e a sua recolocação na praia da Franquia, na margem norte do leito, em Vila Nova de Milfontes, bem como na praia das Furnas, a sul, no concelho de Odemira, distrito de Beja.

"A acumulação de areia formou um banco na foz do rio, que a água passou a contornar, retirando areia da praia da Franquia", explicou André Matoso.

É esse "banco de areia", localizado em frente à praia da Franquia, que vai ser removido.

"A intenção é eliminar esta barreira de areia para melhorar as condições de navegabilidade na foz do rio Mira e repor a areia nas praias, com recurso a uma operação de dragagem e depois a técnicas de relocalização", destacou.

Segundo o mesmo responsável, a formação do "banco de areia" poderá ter decorrido do enfraquecimento do caudal do rio Mira, com a construção da barragem de Santa Clara, inaugurada em 1969.

"Desde que foi construída a barragem de Santa Clara que o rio Mira começou a ter um caudal mais fraco e assim não tem sido possível limpar naturalmente aquela zona [da foz]", explicou.

A operação, que deverá decorrer ao longo de cinco meses, prevê a retirada de 130 mil toneladas de areia, até um máximo de 1,5 metros de profundidade abaixo do nível do mar, sendo cerca de 100 mil toneladas destinadas à praia da Franquia e o restante à praia das Furnas.

Além disso, o projeto vai permitir também a criação de um novo acesso à praia da Franquia, adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

Com um custo previsto da intervenção de 1,2 milhões de euros, o investimento total, que inclui estudos prévios arqueológicos, o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e a elaboração dos projetos, será de 1,7 milhões de euros.

Caso seja aprovada a candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o investimento será comparticipado em 85% por fundos comunitários.

O projeto de "Transposição de Sedimentos da Foz do Rio Mira para Reforço do Cordão Dunar", promovido pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste (formada pelo Estado, que detém 51%, e pelos municípios de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo), foi apresentado na quarta-feira, em Vila Nova de Milfontes, numa sessão que pretendeu promover "a participação pública".



Tags: que  rio  mira  praia  areia  franquia  foz  para  com  ano  este  desassoreamento  toneladas  banco  vila  das  odemira  mil  vai  projeto  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.