Sexta, 18 Novembro 2016 16:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Câmara de Odemira com orçamento de 30,2 milhões
Avaliação: / 0
FracoBom 


A Câmara Municipal de Odemira vai contar em 2017 com um orçamento de 30235000 euros, apenas mais 205 mil euros que o valor previsto para o presente ano de 2016.

Os documentos foram aprovados no final de Outubro por maioria, com os votos favoráveis do PS e a oposição da CDU, e o autarca José Alberto Guerreiro assume que o orçamento da autarquia odemirense para o próximo ano mantém "as apostas que têm estado na ordem do dia em termos de prioridades" no Município.

Entre estas, o edil começa por destacar "o estímulo à actividade económica", seja através do programa "Odemira Empreende" ? que já permitiu a criação de mais de meia centenas de novos postos de trabalho ?, seja pela promoção do concelho ou a dinamização de eventos.

Outro pilar importante do orçamento da Câmara de Odemira em 2017 é a requalificação urbana e a melhoria das condições de mobilidade no concelho, com destaque para as intervenções previstas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Odemira e do programa Polis Litoral Sudoeste. 

Neste último caso, José Alberto Guerreiro aponta para a conclusão das obras em Vila Nova de Milfontes, para a segunda fase da intervenção na Zambujeira do Mar, para o término das requalificações das praias e para o lançamento do projecto das eco e ciclovias. 

A Câmara pretende igualmente apostar na valorização dos recursos endógenos ligados ao rio Mira, desde a foz do Mira à barragem de Santa Clara.

Outra das prioridades da Câmara de Odemira em 2017 será a requalificação da rede viária municipal, onde conta investir perto de cinco milhões de euros de fundos próprios em obras ao longo de um total de 80 quilómetros de estrada.

Ao mesmo tempo, a autarquia quer continuar a investir na certificação, modernização e descentralização de serviços municipais. E apesar de não haver financiamento comunitário para tal, pretende lançar a obra de um novo Arquivo Municipal, investimento avaliado em cerca de 1,5 milhões de euros. 

Na lista de obras a realizar, o autarca destaca também a requalificação margem esquerda do rio em Odemira (na zona do Largo da Feira), assim como a construção do novo Centro Escolar de São Teotónio (já em concurso e avaliado em dois milhões de euros), a requalificação e ampliação do Centro Escolar de São Luís, a transformação da antiga moagem de Sabóia em zona de fixação empresarial, o arranjo do campo de futebol e da zona onde se realiza a feira de Colos, e a conclusão de circular interior de São Teotónio, entre outras.

O presidente da Câmara de Odemira lembra ainda que o orçamento municipal para 2017 continua a reduzir os impostos e taxas a pagar pelos cidadãos, nomeadamente no IMI ? Imposto Municipal sobre Imóveis, onde as famílias com dependentes vão ter desconto.

A fechar, José Alberto Guerreiro destaca o facto de no próximo ano a autarquia manter a mesma despesa com pessoal, o que não a impede de ter mais verba para investimento. "Posso dizer que o orçamento de 2017 prevê a aplicação de cerca de 10% da sua receita corrente para investimento, coisa que não sucede em muitos municípios portugueses", conclui.

07h00 - quarta, 16/11/2016
Correio do Alentejo



 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.