Segunda, 13 Fevereiro 2017 10:41    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Vitacress bate recorde de vendas em 2016
Avaliação: / 0
FracoBom 

Odemira: Vitacress bate recorde de vendas em 2016

A Vitacress Portugal, que produz e comercializa hortícolas, bateu em 2016 o recorde de vendas, faturando 25 milhões de euros, e espera neste ano um aumento entre os 5 e os 10%, disse o diretor geral da empresa.

“Foi um ano recorde em termos de vendas da Vitacress. Tivemos uma faturação de 25 milhões de euros”, disse o diretor geral da Vitacress, Luís Mesquita Dias, no âmbito da participação na Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo, que decorreu em Berlim.

Em 2016, a faturação subiu no total 8%, sendo que no mercado ibérico o aumento foi de 15%, em parte devido à introdução de novos produtos, mas também “à dinâmica geral do mercado, que está efetivamente em crescimento” e que também permitiu aumentar a quota da empresa.

“O ano correu genericamente bem, mas teria corrido ainda melhor se não tivéssemos tido dois episódios grandes de mau tempo, um em janeiro e outro final de novembro. Se não fosse isso, tinha sido um ano ótimo. A média foi mais baixa porque nos períodos em que fomos afetados pelo mau tempo, tivemos de sacrificar a exportação para garantir que tínhamos o abastecimento do mercado nacional”, disse.

Sem querer divulgar números para 2017, Luís Mesquita Dias disse, no entanto, que espera um aumento do volume de negócios de 5 a 10%, prevendo que “o mercado continue a crescer a nível interno”, assim como um aumento significativo a nível de exportação.

“Isto porque temos vindo a semear ao longo dos últimos anos muitas visitas pelo Norte da Europa, que não é mercado fácil de penetrar. Mas o facto de termos passado este inverno com um mau tempo tão acentuado em todo o sul da Europa fez com que sentíssemos uma apetência muito grande pelos clientes do Norte da Europa para se virarem para Portugal, na perspetiva de diversificarem o risco”, disse.

Luís Mesquita Dias afirmou que, se “daquilo que a maior parte desses produtores compravam em Espanha até agora se deslocasse 15% para Portugal”, isso já era motivo de satisfação.

“E isso é bastante provável que aconteça, assim nós consigamos prepararmo-nos para um crescimento tão grande”, acrescentou.

Com uma área de produção de 280 hectares, a Vitacress está a ocupar cada vez mais “uma terra que era bastante desocupada durante o verão” e explica porquê.

“No verão, tínhamos uma ocupação relativamente baixa, porque qualquer cliente externo que temos são clientes de inverno. O que temos vindo a notar é que, devido às alterações climatéricas, nós temos invernos mais suaves, mas eles [nórdicos] têm verões mais agressivos, chegam a ter tempestades e cheias e, portanto, também no verão o norte da Europa está a começar a querer arranjar alternativas de produção”, afirmou.

A Vitacress é, desde 2008, uma empresa de capital 100% nacional, propriedade do Grupo RAR, está presente em nove países, como Alemanha, Reino Unido, Polónia, Suécia, Noruega e um pouco na Holanda e Bélgica e tem produção em Portugal, Odemira, e Espanha.

A presença da Vitacress na feira de Berlim esteve integrada na Portugal Fresh (Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores), que, nesta edição, juntou 35 expositores, com cerca de 18 empresas portuguesas ligadas ao setor.

Aos expositores do ‘stand’ da Portugal Fresh, juntaram-se ainda os ‘stands’ individuais de outras nove empresas portuguesas.

A Fruit Logistica celebrou nesta edição 25 anos de aniversário e ultrapassou pela primeira vez os 3.000 expositores de 86 países, com mais de 70.000 visitantes profissionais de 130 países.

Fonte: Lusa



Tags: que  vitacress  para  uma  portugal  com  mais  recorde  mercado  disse  vendas  ano  europa  está  aumento  temos  mas  países  mesquita  produção  
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.