Segunda, 13 Julho 2009 02:30    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
No verão os residentes aumentam dos 26 para os 80 mil - Um médico por 40 mil utentes
Avaliação: / 0
FracoBom 
As praias do concelho de Odemira atraem no Verão mais de 50 mil turistasO problema da falta de médicos é antigo em Odemira mas nem por isso foi encontrada uma solução. O maior concelho do País continua a ter, em muitos dias da semana, apenas dois clínicos para uma população que no Verão atinge as 80 mil pessoas.

 
 

13 Julho 2009 - 00h30

Odemira: No verão os residentes aumentam dos 26 para os 80 mil

 

 

 As praias do concelho de Odemira atraem no Verão mais de 50 mil turistas

 

 

 

 

 

 

 

 As praias do concelho de Odemira atraem no Verão mais de 50 mil turistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um médico por 40 mil utentes

O problema da falta de médicos é antigo em Odemira mas nem por isso foi encontrada uma solução. O maior concelho do País continua a ter, em muitos dias da semana, apenas dois clínicos para uma população que no Verão atinge as 80 mil pessoas.

"Há um grande espírito de sacrifício nos médicos para tapar os buracos. O INEM e a Cruz Vermelha também dão uma ajuda, mas no Centro de Saúde chegam a estar apenas dois clínicos de serviço", referiu o autarca António Camilo.

O quadro de 23 profissionais está preenchido com um máximo de 15. Sendo um concelho com 17 freguesias, duas nem sequer têm direito a médico. "Por isso, dos 26 mil residentes permanentes, temos seis mil sem médico de família. Eu sou um deles", acrescentou o edil, que aponta a pouca atractividade da região como causa do problema. "Por ano abrem cinco concursos, mas ninguém concorre. Os médicos preferem os centros urbanos".

Confrontada pelo CM com a falta de clínicos em Odemira, a ministra da Saúde, Ana Jorge, referiu que é um problema do País. "Há falta de médicos por todo o lado e não se podem obrigar a concorrer a este ou aquele concurso", disse. Ana Jorge garantiu que Odemira será "reforçada no final de Julho" com médicos estrangeiros, a maioria dos quais proveniente de Cuba.

PORMENORES

ODEMIRA

A vila fica a 107 quilómetros do Hospital de Beja e a 56 do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

PRAIAS

As praias de Milfontes e Zambujeira do Mar e o Festival Sudoeste, em Agosto, são as atracções do concelho. No evento são atingidos os cem mil visitantes.

REFERÊNCIA

Face ao aumento de turistas, António Camilo refere que o Hospital do Litoral Alentejano devia estar referenciado para acolher casos de gripe A.

Alexandre M. Silva/Madalena Palma


Posted: 2009-07-13 01:30:00

 correio da manha

 

 

http://1.bp.blogspot.com/_xgZ5MUckcEU/Sb9oLhY9fGI/AAAAAAAACI8/oCMGYXYDkh4/s320/A+Abiose+Maringaense+-+Enfermeira+Sexy.jpg

 

COMENTÁRIOS

13 Julho 2009 - 12h29  | alvaro
se tem dinheiro para férias que vão á privada ou façam um seguro.os que não vão, não se queixam dessa falta
 
13 Julho 2009 - 12h06  | helder
Nenhum governo fará nada enquando os "bandos" mandarem no país e quem sofre é o povo
 
13 Julho 2009 - 11h59  | helder
A Ordem dos medicos é a culpada...exige medias de 18 valores para entrar para medicina e somos é consultados por estrang
 
13 Julho 2009 - 09h58  | manuel
Médic família est doente e incapc, ñ tems méd doents cardíac precs URGENT já nenh aceit + doents-Guimarães

 



Tags: mil  para  por  que  odemira  julho  médicos  concelho  dos  falta  verão  uma  médico  país  com  problema  clínicos  mas  apenas  nem  
Actualizado em ( Segunda, 13 Julho 2009 16:51 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.